Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.
O Aterro Sanitário de Cesário Lange - SP, sua vida útil foi estipulada em 25 anos, e num valor de 5 milhões de reais, ele está em operação há dois anos e diariamente recebe cerca 70 toneladas de lixo por dia, que é proveniente das cidades de Tatuí, Cesário Lange, Pereiras e Jumirim, cidades do interior de São Paulo. O solo é formado por uma grande quantidade de argila, o lixo é compactado e sempre há uma camada de PAD (polietileno de alta densidade), que evita a contaminação do solo, e tem um sistema de drenagem de líquidos(chorume), que por meio de encanamentos é levado a lagoas artificiais, também é revestida com PAD, e depois é levada a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde vai ser tratado. Possui um queimador de gás, e ele soltam bombas para evitar que animais se aproximem.
O aterro possui 5 postos de inspeção, monitoramento, e a cada dois meses eles fazem a coleta de água no lençol freático para levar a análise para ver se está tudo correto e se não houve nenhum vazamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário