O Balanço Social é um mecanismo
utilizado pelas empresas para tornarem públicas as suas intenções e
compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da
responsabilidade social corporativa(RSC), trazendo informações qualitativas e
quantitativas.
Relatório de Sustentabilidade
Empresarial, Balanço Social Corporativo, Relatório Social e Relatório
Social-Ambiental são outros nomes utilizados pelas organizações, especialistas
e acadêmicos para designar o material informativo sobre a situação da
organização em relação a questões sociais e ambientais. (OLIVEIRA, 2008).
O Balanço Social (ZARPELON, 2006)
tem como foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é
somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social.
Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a
sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a
apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto
de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo
bastante utilizado.
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