sexta-feira, 25 de abril de 2014

INSTITUTO BETINHO - BALANÇO SOCIAL



O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) é uma organização da sociedade civil fundada em 1981 por, entre outros, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Ibase tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa. Para isso, a instituição acredita ser necessário fortalecer o tecido associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova uma cultura de direitos. As iniciativas do Ibase são regidas pelos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental. O Ibase privilegia a atuação em rede. É parte de uma rede global, um ator com conexões mundiais e raízes locais. Essa ação em rede propicia, por exemplo, tanto o Fórum Social Mundial, do qual o Ibase foi um dos criadores, quanto campanhas como a Pacto pela cidadania – favela é cidade, sobre o PAC das favelas no Rio. Iniciativas como o Fórum e o Pacto ilustram o papel do Ibase na renovação e no fortalecimento da democracia. Uma contribuição que teve como marca a campanha contra a fome de Betinho, nos anos 1990, o projeto de balanço social das empresas, o Alternex, primeiro provedor de internet no Brasil, o Diálogos contra o racismo, entre outras ações. A história de 30 anos do Ibase se confunde com a da reconstrução da democracia no Brasil. A instituição se organiza hoje em sete núcleos, no total, responsáveis pela gestão direta dos projetos. No comando dessa estrutura, há a Direção, composta por três diretores, um deles o diretor-geral. O Ibase tem seis linhas gerais, dimensões e estratégias agregadoras, temas que devem pautar o trabalho de todos os seus núcleos e projetos. São elas Alternativas ao desenvolvimento e criação de novos paradigmas; Combate ao racismo e ao patriarcalismo; Direitos Humanos; Estratégias de comunicação; Estratégias de gestão e sustentabilidade política e financeira; e Fórum Social Mundial. As ações do Ibase são debatidas mês a mês pelo Coletivo de Gestão Programática, grupo que reúne os sete coordenadores de núcleo e os três diretores. Um Conselho Curador atualiza normas, subsidia e orienta a implementação das políticas e as relações com parceiros.

Balanço Social
Os primeiros balanços sociais de empresas foram divulgados no Brasil na década de 1980. A iniciativa, porém, só ganharia visibilidade em 1997, quando o Ibase elaborou um modelo único e simplificado de balanço, e o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, iniciou uma campanha pela divulgação voluntária das empresas. Nos primeiros anos da iniciativa, o projeto conseguiu apoios importantes. Realizaram balanços sociais anuais a Inepar, a Usiminas, a Compa­nhia Energética de Brasília (CEB) e a Light.  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendou a realização do balanço e o modelo do Ibase a todas as empresas do setor. A Câmara Municipal de São Paulo criou um selo com base no modelo Ibase. Houve parcerias com a Federação das Indús­trias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides),  a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mer­cado de Capitais (Apimec), o jornal Gazeta Mercantil, além de algumas uni­versidades. O Ibase lançou o selo social Ibase/Betinho, conferido a todas as empresas que publicassem o balanço social no modelo sugerido pela instituição. Atualmente, o modelo do balanço social desenvolvido pelo Ibase continua disponível para as empresas que desejarem utilizá-lo. A distribuição do selo Ibase/Betinho foi suspensa em 2008.

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